Sabemos que falar sobre fertilidade e a nossa saúde pode ser bastante complicado.

Por isso, respondemos algumas das dúvidas mais frequentes para te auxiliar nessa jornada!

O que você vai conseguir descobrir através deste exame?

  1. Você vai entender se sua reserva ovariana está acima ou abaixo da média para uma mulher da sua idade. Isso vai guiar e ajudar você a se planejar para o futuro.
  2. Você vai entender se tem algum sinal vermelho que precisa de atenção e outros fatores que podem influenciar a saúde reprodutiva.
  3. Você estará melhor preparada para ter uma conversa com sua especialista e discutir as melhores opções para o seu futuro.
  4. Além disso, você receberá um relatório personalizado, que além do seu resultado do HAM,  leva em conta diversos fatores como seu estilo de vida, histórico e planos futuros. Com isso, nosso objetivo é fazer com que você se sinta munida de informações para tomar melhores decisões.

Depois de quanto tempo meu resultado estará disponível?

Assim que seu exame chegar no laboratório, seu resultado estará disponível em 14 dias.  Esse tempo é usado para o nosso time processar seus resultados, nossas médicas interpretarem o seu resultado. Assim que estiver pronto, você receberá um email para logar no site e ter acesso ao seu exame. Se você quiser falar com a gente nesse meio tempo, fica a vontade ta? Saiba que estamos aqui para te acolher e ajudar no que precisar!

Este exame vai me dizer quando ou se vou conseguir engravidar?

Não. Não existe uma espécie de previsão nos dizendo quando ou se iremos engravidar. Hoje, usamos os hormônios femininos como os melhores indicadores da nossa saúde reprodutiva. O monitoramento da nossa saúde permite conversas mais informadas com médicas, parceiros e parceiras, além de ajudar a planejar seu futuro, livre de pressões ou regras.

Consigo fazer meu teste estando em qualquer lugar do Brasil?

Sim. Nós atendemos nacionalmente. Nossa sede e laboratório parceiro fica em São Paulo, mas temos capacidade de atender o Brasil inteiro.

Como funciona a técnica de análise da Fertilid?

A Fertilid está trazendo ao Brasil uma metodologia inovadora para realização da dosagem do HAM. Nosso exame é realizado por enzima-imuno-ensaio em amostra de sangue seco.  Essa metodologia é bastante difundida na Europa e nos Estados Unidos,  com vasto embasamento científico e credibilidade.

Nosso exame possui alta sensibilidade e especificidade, ou seja tem precisão equivalente à coleta de sangue tradicional. A sua amostra será analisada pelo nosso laboratório parceiro (Synlab) e o resultado será exatamente igual ao que você teria numa coleta tradicional.  Nosso exame oferece exatamente o mesmo resultado, porém ele é:

  1. financeiramente mais acessível;
  2. menos invasivo;
  3. feito em casa.

Você não precisa agendar seu exame em um laboratório ou receber uma enfermeira em casa para ter acesso aos mesmos exames e resultados que você teria no laboratório. Além disso, você ainda recebe um relatório personalizado interpretado por nossas médicas sem o custo de uma, ou várias, consultas.

Tem alguma idade recomendada para fazer o teste?

Nossa plataforma é focada em democratizar o conhecimento sobre sua saúde reprodutiva, e na nossa opinião, quanto mais cedo conhecermos nosso próprio corpo melhor. Todavia, recomendamos que o teste seja feita para pessoas que tem 25 anos ou mais, uma vez que nossa fertilidade diminui conforme o tempo passa. O exame não é indicado para quem tem mais de 43 anos, já que o resultado, ao ser combinado com a idade, tende a trazer pouca informação nova.  Ao fazer o teste da Fertilid, você vai entender como seu corpo está funcionando e com isso, ajudaremos você a se planejar de forma consciente e livre de pressões.

Como saber se o teste da Fertilid é para mim?

Medir o hormônio anti-mülleriano é algo que todas as pessoas com ovários podem e devem fazer. A nossa proposta é usar esse teste como uma ferramenta de planejamento e controle. Acreditamos que devemos usar a medicina avançada e tecnologia como aliadas para o maior entendimento do nosso corpo. Além disso, ao fazer o teste da Fertilid, você receberá um relatório personalizado e recomendações de próximos passos! Se você preferir, mande uma mensagem para gente! Vamos adorar conversar com você e esclarecer qualquer dúvida!

 

Quais são as melhores práticas para a realização do exame?

Sabemos que a realização do autoexame pode ser desafiadora. Para garantir uma melhor coleta, separamos algumas dicas para você:
1) Aqueça bem as mãos. Em caso de pouca circulação, coloque as mãos debaixo de água corrente quente para ajudar na ativação.
2) Beba bastante líquido nas horas anteriores à realização do autoexame.
3) Coloque os dedos para baixo e faça como uma uma drenagem pressionando o dedo para ativar a circulação.
4) Escolha o seu dedo anelar para fazer o primeiro furo. A pele dele, normalmente, é mais fina.
Se você precisar de ajuda ou orientação, nos chame no Whatsapp e podemos acompanhar você durante a sua coleta.

Preciso fazer jejum para realizar a coleta?

Um dos aspectos mais legais na medição do hormônio anti-mulleriano é que você não precisa fazer jejum ou esperar um dia específico do seu ciclo para realizar a coleta.

Tem um dia certo do meu ciclo para fazer o exame?

Não! O HAM, diferentemente dos outros hormônios, não precisa ser medido no início do seu ciclo. Ele pode ser medido em qualquer fase do ciclo menstrual (suas variações são mínimas, segundo estudos científicos). Já outros exames hormonais (como, por exemplo, FSH, LH entre outros) precisam ser feitos no terceiro dia do ciclo menstrual.

Posso fazer o exame se estiver menstruada?

Sim! A dosagem do HAM é feita a partir de um exame de sangue normal e seu ciclo menstrual não interfere em nada.

Pode fazer o exame usando DIU?

Sim! O DIU, tanto de cobre como hormonal, não interferem significativamente no resultado.

Sofro de suor excessivo nas mãos, mesmo assim consigo fazer o exame?

Se você sofre de suor excessivo nas mãos, você pode sim fazer o autoexame, mas poderá ter um pouco mais de dificuldade ao realizar a coleta sozinha. Por isso, recomendamos que você peça para uma pessoa de confiança lhe auxiliar no processo, além de ter sempre perto de você toalhas para ajudar na secagem.

Preciso de pedido médico para comprar um exame da Fertilid?

Você não precisa de pedido médico pra comprar seu exame da Fertilid.

Quando a Fertilid foi lançada?

A Fertilid foi lançada no fim de 2020 e está localizada em São Paulo.

Não consegui coletar sangue suficiente com as lancetas disponíveis, e agora?

Caso você não consiga coletar sangue suficiente para um autoexame bem sucedido, por favor, não utilize nenhum outro material perfurante (como agulhas, pinças, alicates ou tesouras). Entre em contato com o nosso time e encaminharemos o suporte adequado.