Home / Blog / Maternidade e carreira: a importância de conhecer sua fertilidade

Maternidade e carreira: a importância de conhecer sua fertilidade

Acreditamos que a saúde da mulher e seus direitos reprodutivos são indissociáveis da luta pela igualdade de gênero. Pensando nisso, vamos entender como maternidade e carreira podem ser discutidas no ambiente de trabalho, em parceria com a Flash Benefícios Flexíveis.
Continuar lendo

Mulheres ainda encontram diversas dificuldades em pertencer e se reconhecer no ambiente de trabalho enquanto mulher e mãe. Você também se sente assim? 

Acreditamos que a saúde da mulher e seus direitos reprodutivos são indissociáveis da luta pela igualdade de gênero. Pensando nisso, vamos entender como maternidade e carreira podem ser discutidas no ambiente de trabalho, em parceria com a Flash Benefícios Flexíveis.

Maternidade e carreira profissional

Segundo a Revista Crescer, 94% das mulheres sentem dificuldades para conciliar o momento de ser mãe com a carreira profissional. No topo hierárquico das empresas, a presença delas ainda é minoria. Esses números indicam que há um caminho a ser percorrido para a equiparação de direitos e oportunidades entre homens e mulheres.

Se ainda formos pensar em todo trabalho não-remunerado em casa e com os filhos – principalmente nos primeiros meses! – parece que essa conta não fecha.

Vivenciar a maternidade real exige atenção, tempo, concentração e energia. E em um modelo de trabalho no qual direitos nem sempre são respeitados pelas empresas ou os riscos de perder o cargo ou até o emprego são reais, mulheres sofrem mais para atingir seus objetivos profissionais.

Ainda segundo a matéria da Revista Crescer, em um amplo levantamento, realizado em 2006 pela socióloga Louise Marie Routh com profissionais com título de MBA, nos Estados Unidos, mostrou que 36% delas afirmaram ter tido uma interrupção na progressão de suas carreiras depois da gravidez, enquanto suas colegas sem filhos seguiram numa trajetória de promoção e aumento de prestígio. Se entre homens e mulheres ainda há diferença, entre homens, mulheres e mulheres com filhos a distância entre igualdade de oportunidades é ainda maior.

A nova geração de mulheres ainda encontra barreiras antigas

Quando pensamos no fenômeno do Glass Ceiling, Segundo o levantamento Women in the workplace report, realizado pela LeanIn.Org e McKinsey & Company em 2019, vemos que existem 4 vezes mais homens do que mulheres ocupando posições de liderança e  muitas vezes, o tempo de mulheres ocuparem posições de gerência coincide com o momento da maternidade.
Se entre homens e mulheres ainda há diferença, entre homens, mulheres e mulheres com filhos a distância entre igualdade de oportunidades é ainda maior.

Esta diferença é potencializada pela falta de conhecimento sobre a própria saúde reprodutiva. Estamos constantemente batalhando para firmar nosso protagonismo em relação ao nosso próprio corpo e nossa saúde, porém 80% das mulheres ainda não sabem explicar o papel dos hormônios envolvidos na sua própria fertilidade. Isso se torna um agravante quando levamos em consideração que a fertilidade da mulher é finita e sofre declínio ao longo do tempo.

As empresas têm papel fundamental nesta transformação

Promover conversas sobre o fenômeno Glass Ceiling, atrelado com informação sobre a saúde da mulher e sua correlação direta com o avanço das mulheres em suas carreiras, é muito importante para derrubar tabus e ganharmos consciência sobre nossas escolhas. Além de abordar a importância das empresas terem um olhar atento a este momento na vida das mulheres, desenvolvendo conversas, debates, palestras e medidas efetivas que facilitem o período.

Acreditamos que a saúde da mulher e seus direitos reprodutivos são indissociáveis da luta pela igualdade de gênero.

Informação é poder

Entendemos que o planejamento familiar de ontem não é mais o de hoje, mas o futuro nos mostra que conhecer, monitorar e falar sobre nossa fertilidade tem o poder de mudar a vida inteira de uma mulher. Conhecer nossa fertilidade é poder escolher com liberdade.

A Fertilid e a Flash são parceiras quando o assunto é saúde reprodutiva. A Flash atua com uma solução inovadora em benefícios flexíveis e agora, com a Fertilid, também oferece acesso ao primeiro autoexame do Brasil focado na saúde dos ovários para usuárias do Flash App. 

Para efetuar o autoexame, basta acessar o app Flash, buscar pela Fertilid, realizar o pedido e aguardar a entrega em casa. Depois de colhida, a amostra é enviada ao laboratório parceiro e o relatório personalizado fica disponível no site em até 14 dias.

Se você gostou do conteúdo e quiser se informar e saber mais sobre saúde reprodutiva de pessoas com ovários, siga a Fertilid no Instagram!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Fertilid

Somos o primeiro autoexame focado na fertilidade feminina.

Se você ficou com qualquer dúvida, pode consultar o nosso faq! Se precisar de apoio ou mais orientações, não pense duas vezes e fale com a gente! Será uma honra continuar essa conversa! E faça parte da nossa comunidade: @fertilid!

Vamos continuar falando sobre nosso corpo e saúde?

Assine nossa newsletter.

Ao clicar em ”assinar newsletter” você aceita receber as comunicações por e-mail de acordo com a política de privacidade.

Siga a Fertilid
no Instagram

Seguir @fertilid

O futuro da saúde dos
ovários começa aqui.