Home / Blog / Fertilidade: uma questão de saúde e conhecimento

Fertilidade: uma questão de saúde e conhecimento

Fertilidade é muito mais do que gravidez. Ela pode ser entendida como uma questão de saúde e direito à informação sobre o próprio corpo.
Continuar lendo

Fertilidade é muito mais do que gravidez. Entender esse termo, muito além das óticas comuns do conceito, abrangendo a visão da saúde e o direito ao conhecimento do próprio corpo é um caminho necessário e emancipador para pessoas com ovários.

E o primeiro passo para esse processo é a informação. Entender a saúde dos ovários é o começo da jornada para conhecer sobre o que é a saúde reprodutiva de seu corpo. Assim, pessoas com ovários podem ter uma nova visão ao desconstruir conceitos.  

A partir disso é possível ter poder sobre nossas escolhas, carreira, educação, relacionamentos e maternidade – caso este último seja o desejo da pessoa. Resumindo, conhecer a fertilidade proporciona mais liberdade de escolhas.

Para conhecer mais a relação entre fertilidade, saúde e informação, acompanhe o nosso conteúdo! Se quiser receber mais informações nos siga no Instagram!

Como podemos entender a fertilidade?

O conceito de fertilidade pode ser entendido como a condição ou qualidade do que é fértil. Na prática, pessoas com ovários nascem com cerca de 1 a 2 milhões de óvulos, estes são guardados em folículos que funcionam como uma espécie de bolsinha. 

A quantidade de folículos (bolsinhas que guardam os nossos óvulos) que existem nos ovários é entendida como a reserva ovariana. Durante o processo e desenvolvimento dessas bolsinhas, é produzido o hormônio antimulleriano

O conhecimento da reserva ovariana e saúde dos ovários é algo que pode proporcionar poder sobre o nosso corpo e saúde reprodutiva. Com novas formas de encarar a fertilidade, podemos começar a entender o funcionamento do nosso corpo e como isso é fundamental para que façamos escolhas que fazem sentido para nós

A fertilidade está relacionada tanto com a qualidade dos óvulos quanto com a quantidade. Conhecer e monitorar a sua fertilidade é uma forma de começar a entender ela como parte da sua saúde e não apenas uma questão de reprodução humana.

Desta forma, entendemos que a fertilidade está relacionada com a saúde e não somente gravidez. Ter o monitoramento e controle proativo e preventivo de seus hormônios requer informações e conhecimento de seu próprio corpo. 

Fertilidade e saúde: entenda a relação

De acordo com a ciência, existem hábitos que podem alterar a fertilidade de pessoas com ovários. Tabagismo e atividade física são alguns exemplos de práticas que podem influenciar a saúde reprodutiva. 

Para saber como está a saúde dos ovários, é importante realizar visitas médicas periódicas, conhecidas como exames de checkup e realizar exames de rotina como a ultrassom transvaginal para a contagem dos folículos antrais. 

E, além disso, é possível realizar o monitoramento proativo da saúde dos folículos por meio de um exame de sangue simples de se realizar. O exame mede o hormônio antimulleriano, o HAM. 

Com esse exame, é possível saber como está a saúde da reserva ovariana, uma vez que o HAM está relacionado com o desenvolvimento dos folículos. Assim, temos o controle da nossa fertilidade por meio de uma visão de prevenção e proativismo

A Fertilid oferece um relatório personalizado e analisado por nossas médicas com base no autoexame que mede o HAM. É super simples de fazer, mais acessível financeiramente do que em clínicas particulares e totalmente seguro. 

Se você não sabe se o exame é para você, está tudo bem. Te convidamos a começar a sua jornada pelo conhecimento da sua saúde reprodutiva. Clique aqui e descubra se a Fertilid é para você. 

Conhecer e monitorar o hormônio relacionado à fertilidade é o segundo passo para que pessoas com ovários possam ter autonomia e controle sobre a sua saúde. O primeiro é o conhecimento detalhado sobre a fertilidade como: a reserva ovariana, a saúde dos óvulos e os hormônios envolvidos

Nós acreditamos que informação é poder. Quanto mais conhecemos nosso corpo e processos, mais podemos tomar decisões em nossa vida com planejamento. Queremos que cada vez mais pessoas com ovários monitorem sua saúde reprodutiva e chamem para si o protagonismo do próprio corpo. 

Fertilidade: informação é poder

O conhecimento da fertilidade é entendido, por nós, como a promoção da autonomia de pessoas com ovários. Com as informações sobre a saúde reprodutiva, é possível adquirir conhecimento, realizar planejamentos e, assim, ter escolhas sem imediatismos, urgência ou pressão.

Com a educação e democratização das informações sobre a fertilidade, é possível adquirir conhecimento sobre si e, assim, ser mais livre e consciente em suas escolhas. Saber os detalhes da sua saúde reprodutiva proporciona controle e poder sobre os âmbitos da vida.

Alguns exemplos são a carreira e os relacionamentos. Saber sobre a saúde dos ovários é importante para que você possa planejar os passos da sua vida profissional, caso opte pela maternidade, por exemplo. 

Outro ponto são os relacionamentos, com as informações e conhecimento da saúde dos seus ovários você pode tomar escolhas proativas e concisas com seus objetivos.  

Já passou da hora de usarmos a tecnologia e a medicina avançada como nossas aliadas para entender cada vez mais o funcionamento do nosso corpo. Ter conhecimento sobre nossa saúde reprodutiva é essencial e deve fazer parte da nossa formação. 

Resumindo… 

Acreditamos que quanto mais conhecimento se tem sobre o próprio corpo, mais pessoas com ovários se sentem seguras para planejar o seu futuro, seja a vida profissional, as relações, a maternidade… O importante é estar de mãos dadas com a sua fertilidade. 

Se conhecer por meio de educação e democratização de informações da fertilidade é o começo dessa jornada. Com a tecnologia e medicina ao nosso favor, podemos explorar possibilidades com planejamento e sem pressão.

Educar, traduzir e democratizar informações sobre a sua fertilidade é a nossa missão! Se você deseja saber mais sobre nós, clique aqui! Foi uma honra ter essa conversa e qualquer dúvida não hesite em nos procurar.

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.

Fertilid

Somos o primeiro autoexame focado na fertilidade feminina.

Se você ficou com qualquer dúvida, pode consultar o nosso faq! Se precisar de apoio ou mais orientações, não pense duas vezes e fale com a gente! Será uma honra continuar essa conversa! E faça parte da nossa comunidade: @fertilid!

Vamos continuar falando sobre nosso corpo e saúde?

Assine nossa newsletter.

Ao clicar em ”assinar newsletter” você aceita receber as comunicações por e-mail de acordo com a política de privacidade.

Siga a Fertilid
no Instagram

Seguir @fertilid

O futuro da saúde dos
ovários começa aqui.