Home / Blog / Como calcular o meu período fértil?

Como calcular o meu período fértil?

É comum querer saber quando acontece o período fértil e é importante ter conhecimento sobre o sistema reprodutivo, essas informações são valiosas e vão além da fertilidade.
Continuar lendo

É comum querer entender quando acontece a janela fértil ao pensarmos sobre as possibilidades de gravidez. Mas ter conhecimento a respeito da ovulação, das mudanças hormonais e sintomas que o período fértil causa em seu sistema reprodutivo são informações valiosas que vão além da fertilidade

Além disso, saber quais são as alterações hormonais em seu corpo e as sensações que elas podem te proporcionar durante esse período é importante para que você se conheça mais, entenda sobre o funcionamento do seu corpo e, com isso, possa identificar os momentos do seu ciclo

Para entender o que é o período fértil e como calcular o seu, acompanhe o nosso conteúdo!

O que é período fértil?

A janela fértil, ou janela de fertilidade biológica, é o período em que pessoas com ovários apresentam maiores probabilidades de engravidar. Esse é o período de seis dias que coincide com a produção do hormônio folículo estimulante, FSH, que estimula a liberação do óvulo.

Como comentado anteriormente neste blog, em nosso texto sobre como funciona a menstruação, o ciclo menstrual abrange a ovulação (a liberação de um óvulo pelo organismo), a menstruação e a pós-menstruação. Os dias férteis contam dias antes da ovulação devido ao tempo estimado de vida do óvulo e do espermatozóide. 

Após a ovulação, o tempo de sobrevida do óvulo é estimado de 12 a 24 horas e o dos espermatozóides varia de 24 até 96 horas (quatro ou cinco dias). Por isso os dias férteis começam antes da ovulação, pois há a possibilidade do óvulo ser liberado e já fecundado. 

Características ou sintomas fisiológicos

As características fisiológicas, também chamadas de sintomas da janela de fertilidade, podem auxiliar pessoas com ovários a entenderem se estão passando pelo seu período fértil. 

Existem duas características fisiológicas entendidas como comuns em pessoas com ovários durante o período da janela fértil: mudanças da secreção vaginal (muco cervical) e efeitos das alterações hormonais

Durante o período fértil no momento pós-ovulação, à medida que a produção do hormônio estrogênio aumenta, eleva-se a quantidade de água e sódio do muco cervical, isto faz com que esta secreção fique volumosa, transparente, com poucas células e altamente permeável aos espermatozóides. 

Então, a mudança da secreção vaginal para a “consistência clara de ovo” é um forte indício de que você está passando pelos seus dias férteis. Mas para além dela, acontecem, também, alterações hormonais que proporcionam outros sintomas do período, como por exemplo: 

  • o aumento da libido, 
  • aumento do apetite e
  • variação de humor.

É possível sentir leves desconfortos ou cólicas na região pélvica durante a janela fértil, isto indica que a ovulação está acontecendo ou prestes a acontecer. E pode ocorrer, também, um suave aumento da temperatura basal, aquela que é medida logo após o despertar, de aproximadamente 0,5 graus.

É válido lembrar que cada sistema reprodutivo apresenta particularidades e notá-las ao longo dos ciclos é muito importante para que você entenda o funcionamento do seu organismo e, assim, o conheça cada dia mais. 

Conhecer sua própria fertilidade é revolucionário. A Fertilid convida pessoas com ovários a assumirem o controle sobre a fertilidade por meio do monitoramento proativo e preventivo de seus hormônios femininos. Saiba mais sobre nós!

Período fértil e ciclo menstrual regular

Como já comentado neste blog, o ciclo menstrual pode ser regular ou irregular, para uma pessoa com ovários que apresenta ciclos menstruais regulares – duração frequentes de 24 a 35 dias – o período fértil começa três dias antes da ovulação

A ovulação começa cerca de 13 a 15 dias antes do início de cada menstruação. Além disso, podemos fazer uma média desses números e resumir que 14 dias, ou duas semanas, antes de menstruação começa a ovulação. 

Então, caso o sangue desça dia 20, dia 6 marca o início da ovulação e como a janela fértil antecede este momento podemos começar a contar o período fértil no dia 3 do mês – três dias antes de ovular – até o dia 8, contabilizando seis dias.

A ovulação é a liberação de um óvulo por um de seus ovários para a trompa, seu organismo libera e altera diversos hormônios para se preparar para este momento. Caso queira entender os detalhes das três fases do seu ciclo menstrual e como ele funciona, nós temos um artigo sobre. 

Como calcular o período fértil de ciclo irregular?

É importante pontuar que para o caso de ciclo irregular o cálculo de período fértil pode ser muito impreciso. Isto porque ao fazer o cálculo do período fértil de ciclos irregulares estaremos chegando a uma média e previsão de datas. 

Como comentamos acima, com ciclos regulares é possível calcular a janela fértil de acordo com a data que a ovulação vai acontecer, pois com estes ciclos é mais provável que saibamos o dia mais próximo que acontece a ovulação

Por outro lado, o cálculo para ciclos irregulares é determinado pela variação entre o ciclo mais curto e o mais longo durante um ano. Então, supomos que, em um ano, o seu menor ciclo tenha durado 20 dias e o maior 36. 

É preciso, então, subtrair 11 dias do ciclo mais longo (35 – 11 = 24) e 18 do mais curto (20 – 18 = 2). Assim, descobrimos o intervalo dos dias do ciclo que é formado pelos dias mais férteis, neste caso a janela de fertilidade é do 2º ao 25º dia do ciclo, independente de quantos dias ele dura. 

Por fim…

Acreditamos que é fundamental conhecer cada vez mais o seu ciclo menstrual, com isso você tem a possibilidade saber sobre regularidade, ou irregularidade, e em qual momento você está nele, se é durante a ovulação, pré ou pós ovulação. 

A partir disso, pessoas com ovários começam uma jornada de conhecimento sobre o funcionamento de seus corpos e podem monitorar proativamente e de forma preventiva a saúde reprodutiva. 

Nós acreditamos que o conhecimento sobre a saúde reprodutiva é essencial e deve fazer parte da nossa formação para chamarmos para nós o protagonismo do nosso corpo. Conheça a Fertilid!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 3

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.