Home / Blog / Ciclo menstrual irregular: o que é e o que fazer?

Ciclo menstrual irregular: o que é e o que fazer?

O ciclo menstrual revela as mudanças hormonais, com isso podemos entender que o ciclo menstrual irregular indica como está a saúde reprodutiva de pessoas com ovários.
Continuar lendo

O ciclo menstrual vai além da menstruação, ele representa as mudanças hormonais e rítmicas do sistema reprodutivo. Com isso em mente, podemos começar a entender que um ciclo menstrual irregular pode indicar como está o funcionamento hormonal e bem-estar do corpo de pessoas com ovários.

É preciso ressaltar que a irregularidade menstrual é algo bastante comum em certos períodos da vida reprodutiva e revela apenas alterações hormonais corriqueiras, sem apresentar nenhum alarde sobre o estado de saúde.

Mas ciclos que costumavam seguir certos intervalos e mudam bruscamente ou até mesmo um período menstrual que é muito curto, ou muito longo, são motivos para prestar atenção. Para saber o que é um ciclo menstrual irregular e o que fazer quando acontecer contigo, nós preparamos este conteúdo. Acompanhe!

O que é ciclo menstrual irregular?

Antes de definirmos um ciclo menstrual irregular, precisamos conceituar um ciclo regular para termos uma base do que seriam as irregularidades de um período. De acordo com o corpo clínico da Fertilid, o ciclo menstrual regular dura em torno de 24 a 35 dias. 

Lembrando que devemos levar em consideração o número de dias entre menstruações, isso significa que contamos do primeiro dia que aconteceu o sangramento até o dia que antecede a próxima menstruação, ou seja, o próximo começo de ciclo. 

Portanto, o ciclo menstrual irregular é aquele que não segue um intervalo de dias consistentes e já aguardado por alguns meses, podemos dizer que é rara a apresentação de um padrão de duração desse tipo de ciclo. 

O ciclo irregular é a dificuldade de perceber um padrão e não a percepção de mudanças sutis de um mês para o outro, até porque os ciclos regulares podem apresentar irregularidades, isto é muito comum.

Com isso, não podemos afirmar que uma mudança de dias na data do sangramento indique necessariamente que a pessoa com ovários tem um ciclo menstrual irregular. 

Por mais que um ciclo regular signifique o seguimento de um padrão de duração, ele não será sempre o mesmo todos os meses. Há diversos fatores que podem influenciar e alterar o período, como estresse, ansiedade e medicamentos.

Como saber quando um ciclo menstrual é irregular?

Caso você perceba que o seu ciclo não apresenta um padrão de duração, está durando muito menos de 24 dias ou muito além de 35, e observe uma inconsistência nos meses, pode ser o caso de um ciclo menstrual irregular.

Em casos de mudanças repentinas em seu ciclo menstrual, recomendamos a procura pela sua ginecologista para uma conversa, neste momento é importante que você tenha informações sobre o seu ciclo e a irregularidade dele. 

Com as informações em mãos, a consulta será muito mais proveitosa e vocês conseguirão extrair conhecimento a respeito do ciclo. Isso porque cada corpo apresenta um período menstrual singular, com particularidades e unicidades

É até por conta disso que não podemos comparar o nosso ciclo com o de outras pessoas com ovários. Em outras palavras, uma variação dos dias do sangramento pode ser considerada comum para você enquanto para outra pessoa pode indicar um problema de saúde, e vice-versa. 

O que podemos fazer é analisar o nosso ciclo com ele mesmo, entendendo e comparando como acontecia meses atrás e como está acontecendo agora, isto proporciona informações assertivas e valiosas sobre nosso corpo. 

É importante que façamos o acompanhamento das mudanças do nosso corpo, monitorando proativamente e de forma preventiva a saúde reprodutiva.

Nós defendemos que esse autoconhecimento é uma ferramenta de controle para que pessoas com ovários tomem decisões de forma tranquila e sem pressa em suas vidas. Para conhecer mais sobre a Fertilid, clique aqui!

O que pode causar um ciclo menstrual irregular?

É importante comentarmos que em alguns momentos da vida reprodutiva é muito comum o ciclo menstrual irregular, sem que isso indique qualquer problema na saúde reprodutiva da pessoa com ovários. 

A menstruação irregular é esperada nos extremos da vida reprodutiva como no período de começo da menstruação, também chamado de menarca, e durante a aproximação com o momento da menopausa

Isso acontece porque durante essas fases as variações hormonais são mais intensas, o que interfere diretamente na duração e fluxo do ciclo menstrual. 

O que fazer?

Em ambos os casos, pré-menopausa e começo da vida reprodutiva, é importante a consulta por um ginecologista para realizar o acompanhamento da saúde reprodutiva. Na primeira situação, é ainda mais essencial a análise médica dos sintomas para, caso seja necessário, a ginecologista recomendar terapia de reposição hormonal.

Mudança de anticoncepcional

A mudança de pílula anticoncepcional ou a ingestão da dose de forma irregular pode afetar os níveis hormonais e causar uma irregularidade no ciclo menstrual, principalmente na descida do sangue. 

O que fazer?

Neste caso, apenas aguardar que o seu organismo se adapte à nova pílula e mudança hormonal que sofreu, não é necessário a procura por um especialista, somente em casos que sintomas sejam notados após a ingestão da nova pílula.

Por fim…

Há diversos outros fatores que podem interferir no ciclo menstrual e, assim, causar irregularidades como estresse, alimentação, exercícios físicos, entre outros

Então, tênues alterações na duração, menstruação ou fluxo do ciclo não significam necessariamente que ele é irregular. Além disso, como podemos ver, um período menstrual irregular não é sinônimo de uma patologia.

Como já comentamos, cada pessoa com ovários apresenta um ciclo que tem suas diferenças e singularidades. É preciso conhecer o funcionamento do nosso corpo, suas particularidades para que possamos adquirir cada vez mais autoconhecimento.

Ressaltamos a importância de consultar a sua ginecologista, realizar o acompanhamento proativo e preventivo da sua saúde reprodutiva e compartilhar informações descobertas com a sua médica.

Conhecer a duração do seu período, como é seu fluxo e outros detalhes é essencial para que você saiba se as irregularidades são repentinas, comuns ou não, estas últimas podem indicar algum problema. Caso você queira se informar e saber mais sobre saúde reprodutiva de pessoas com ovários, siga a Fertilid no Instagram!

O que você achou disso?

Clique nas estrelas

Média da classificação 5 / 5. Número de votos: 1

Nenhum voto até agora! Seja o primeiro a avaliar este post.